O que é Bitcoin?

Uma moeda virtual?

NÃO, não é virtual, é real, uma moeda DIGITAL.

Segundo a homepage da  Bitcoin, trata-se de uma inovadora rede de pagamento e um novo tipo de dinheiro.

A rede Bitcoin usa tecnologia peer-to-peer (P2P) de modo a ser independente de uma autoridade central ou bancos. Isso somente é possível pois a administração e mesmo a emissão de bitcoins é feita de forma coletiva por essa rede pública de código aberto (open source) que ninguém domina ou controla: ninguém é dono da rede Bitcoin, mas todos podemos fazer parte dela.


Em resumo, Bitcoin é um sistema de pagamento P2P no qual é emitida e administrada sua moeda digital, também chamada de bitcoin.



A moeda bitcoin é uma criptomoeda, assim denominada pois usa criptografia para controlar a emissão e a transferência de dinheiro.

Um sistema revolucionário.

Sem dúvida o bitcoin (BTC, ou ฿) é uma novidade que veio para ficar. Na verdade nem é tão novidade assim, pois essa moeda já está em circulação desde o ano de 2009. É um sistema de pagamento revolucionário, que ignora as fronteiras, as políticas econômicas corruptas e os abusos econômicos de quaisquer governos que pretendam interferir injustamente no patrimônio individual. Representa liberdade, independência e auto-domínio, anseios de qualquer cidadão. E a demanda por tais anseios é imensa.


Uma grande vantagem do bitcoin é a possibilidade de seu usuário livrar-se das abusivas taxas bancárias, pois as taxas cobradas pela rede Bitcoin, que permitem seu funcionamento, são incomparavelmente menores que as cobradas por instituições financeiras, bancos, administradoras de cartões de crédito, etc. Essa qualidade torna o uso do bitcoin bastante atraente para os pequenos empresários que, com um investimento mínimo em infraestrutura, já podem começar a aceitar o bitcoin em seus negócios.


Investimento?

Além de um meio de troca, o bitcoin tem sido encarado como investimento, haja vista sua enorme valorização: Na época do lançamento, 1 BTC equivalia a poucos centavos de dólar. Com a valorização, cada BTC chegou a valer mais de US$1.000,00!! Seu valor tem flutuado muito, é volátil, e por isso, um investimento apenas para os mais experientes.

Uma tendência está bem clara: o uso do bitcoin como forma de resguardar o patrimônio em países que sofrem com políticas econômicas loucas e irresponsáveis.

Manual Prático - Como usar bitcoins:

1. Crie uma carteira - É por meio das chamadas Carteiras de Bitcoins, ou Wallets, que o indivíduo poderá efetuar transações com bitcoins. Ela funciona como uma conta bancária, em que são recebidos depósitos e seu saldo poderá ser facilmente administrado.
http://cur.lv/bzef7


Cada carteira tem um endereço próprio, formado por uma sequência de caracteres (como esse, por exemplo: 1CQPDb8EUSMYBYZVEYqbesn9NrMciMms4e ). Esse endereço pode ser divulgado para todos os possíveis contatos de negócios, pois através dele que outras pessoas poderão enviar recursos financeiros para sua carteira.

Um envio de bitcoin funciona de forma similar ao envio de um e-mail: o endereço (de conhecimento público) será utilizado pela pessoa que faz o pagamento, especificando o destinatário da transferência.

Cada transação é mantida em um registro público, chamado "block chain", que confirma a validade da transação, de forma irreversível. A movimentação e o saldo de cada endereço é acessível publicamente (através do site BlockChain, por exemplo).

Cada endereço (público) terá sua respectiva chave (privada). Essa chave deverá ser mantida em sigilo, sob a maior segurança possível, pois funciona como a senha que dá plenos poderes a seu possuidor movimentar o saldo existente na wallet a que se refere.

A wallet pode ser criada através de um programa open source instalado no computador do próprio indivíduo: Clique aqui para escolher sua carteira Bitcoin.

Também pode ser criada em Web Wallets, que são sites especializados a armazenar as carteiras online, de modo que sejam acessadas a partir de qualquer computador através do navegador. Posso citar como exemplos as seguintes Web Wallets:

Xapo

BlockChain

Coinbase

Coinkite

2. Receba bitcoins - Como qualquer outra moeda, existem inúmeras formas de se ganhar bitcoins. Curiosamente, uma das formas de se receber bitcoins é "garimpando", ou Mining. Essa talvez seja a forma mais difícil e especializada hoje em dia, pois o indivíduo dependerá de um grande investimento em recursos de informática, com a aquisição de hardware especializado que ficará à disposição da rede, dedicando recursos (memória, processamento, energia), em troca de, eventualmente, ser recompensado com bitcoins. Veja como funciona:


Pode-se também adquiri-las fazendo câmbio, e, é claro, pode-se receber bitcoins como remuneração por um trabalho, ou até mesmo por doações.

Uma forma muito comum de receber doações é através de sites conhecidos como Faucets como os seguintes:

1) JOGANDO - Ganhe bitcoins em jogos ou apostas online:


    2) FAUCETS - MicroWallet:


    3) FAUCETS - CoinBox:


    4) FAUCETS - BitChest:


    5) FAUCETS - Outros:


    6) Visitando - Ganhe bitcoins visitando sites:


    7) Outras formas de ganhar bitcoins:


    8) PTC:


    É isso aí. Particularmente estou torcendo pela Bitcoin. Vejo um novo horizonte surgindo aí.

    Para saber mais:

    Página oficial da Bitcoin

    We Use Coins

    Bitcoin - Wikipedia